top of page

Especialidades

images (1) (1).jpeg

Psicoterapia Adolescentes, Adultos e Idosos.

A psicoterapia é um tratamento cujo objetivo é ajudar o paciente a adquirir autoconsciência, perceber-se melhor, prestar mais atenção em suas escolhas (entender porque faz tais escolhas) e identificar a origem ou motivo de um conflito, ou sofrimento, pelo qual está passando. Sendo assim, o meu papel como psicólogo é interpretar os pensamentos e sentimentos conscientes e incoscientemente, que esta causando o seu conflito, gerando o sofrimento psíquico. Atuar, reconhecer e tratar da melhor forma esses conflitos gerados na mente, para a melhora do quadro clínico e, para que o paciente viva da melhor forma possível. Além disso, “empatia” é a palavra de ordem quando se aplica o método. A psicoterapia valoriza a aceitação, acolhimento e a autenticidade, partilhado dos princípios centrados no paciente. Trata-se de uma abordagem cientificamente segura e eficaz, mais do que apenas um compilado de técnicas e normas.Tratamento 100% eficaz para diversos sofrimentos sentimentais, mentais e comportamentais, são eles: Ansiedade, Depressão, Luto, Pensamentos e Idealizações Suicidas, Dependências, (entre outros).

Untitled

Avaliação Psicológica

De forma geral, a avaliação psicológica pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos que tem o objetivo de verificar determinadas características psicológicas de uma pessoa, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função (CFP 007/2003). O objetivo da avaliação psicológica não é fazer julgamentos morais ou estabelecer critério de certo ou errado e sim buscar entender a partir de técnicas especificas as diferenças individuais, no que diz respeito às suas capacidades, habilidades, características de personalidade comportamentos ou algum possível conflito (interno ou externo) de determinada pessoa. O motivo é simples. Sempre quando uma pessoa solicita algo que pode colocar em risco sua vida e de outras pessoas, é normal pedir uma Avaliação Psicológica. Nesse caso, o indivíduo deve demonstrar que tem condições psicológicas sem colocar em risco sua integridade física e mental e as dos demais.
Através da avaliação é possível obter respostas que podem auxiliar o indivíduo a resolver problemas internos e externos, manter melhor relacionamento com o mundo e descobrir-se como pessoa, com a intenção de sempre melhorar a autoestima e a maneira em que se relaciona com o mundo exterior.

Child at Psychologist

Psicoterapia Infantil

A psicoterapia infantil é voltada especialmente para o atendimento de crianças (04 aos 11 anos).

Geralmente, é utilizado recursos lúdicos (tarefas e brincadeiras) para observar o comportamento da criança, trabalhar as dificuldades mais evidentes (dificuldade na aprendizagem, distúrbios psicológicos e comportamentais, entre outros).

O tratamento psicoterápico infantil começa com uma entrevista com os pais ou responsáveis. Nessa conversa inicial é feita uma anamnese minuciosa a fim de coletar dados sobre o histórico da criança. Compreender a dinâmica familiar e a apresentação das principais queixas é o ponto de partida para direcionar condutas mais acertadas. Aspectos do planejamento familiar quanto à gravidez, nascimento e o desenvolvimento da criança são investigados detalhadamente. As atividades lúdicas são essenciais a esse processo de diagnóstico, visto que algumas questões subjetivas relacionadas a angústias ou tristezas, sem causa aparente, podem ser percebidas por meio desse método. Por estar em fase de desenvolvimento, a criança não tem o discernimento do que sente para falar espontaneamente durante o atendimento. Assim, essas brincadeiras possibilitam a interação com o profissional, de modo que ele encontre caminhos para descobrir o problema, aliviar o sofrimento e ajudá-la. Nesse sentido, a terapia infantil é utilizada para identificar os conflitos que estão gerando dor e desconforto. Essa situação afeta o bem-estar não só dos pequenos, como também dos pais ou responsáveis quando não conseguem encontrar uma saída para o problema.

Image by Aedrian

Avaliação Neuropsicopedagogica
Transtornos do Neurodesenvolvimento

A Neuropsicopedagogia é considerada uma ciência transdisciplinar que estuda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana. Para isso, busca relacionar os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia e da pedagogia.
Seu objetivo é promover a reintegração pessoal, social e educacional a partir da identificação, do diagnóstico, da reabilitação e da prevenção de dificuldades nos Transtornos do Neurodesenvolvimento, são eles: TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade), Dislexia, Discalculia, Disgrafia, Disortografia, Deficit de Atenção, Transtorno de percepção, transtornos psicomotores, entre entros.
O neuropsicopedagogo coloca em prática seus conhecimentos, com o intuito de descobrir os transtornos do neurodesenvolvimento que contribuem para a dificuldade e as alterações do comportamento que o paciente apresenta, auxiliando assim na melhora do quadro clínico. 
Na área clínica, a função é ajudar o paciente a se desenvolver melhor cognitivamente. Práticas para melhorar a habilidade de raciocinar, de resolver problemas e de se expressar são alguns exemplos de atividades do dia a dia do trabalho.
Esse processo é sempre individual, pois depende das necessidades de cada paciente e da área cerebral afetada. De qualquer forma, o objetivo é oferecer à pessoa uma vida com mais autonomia, inclusão e bem-estar.

Image by National Cancer Institute

ABA - Análise do Comportamento Aplicada
Diagnóstico, Aplicação e Intervenção

O diagnóstico do autismo é essencialmente clínico, realizado por meio de observação direta do comportamento do paciente e de uma entrevista com os pais ou cuidadores. Os sintomas característicos dos transtornos do espectro do autismo (TEA) estão sempre presentes antes dos 3 anos de idade, com um diagnóstico possível por volta dos 18 meses. Normalmente os pais começam a se preocupar entre os 12 e os 18 meses, na medida em que a linguagem não se desenvolve.

A avaliação da criança com autismo deve incluir um histórico detalhado, avaliações de desenvolvimento, psicológicas e de comunicação abrangentes, além da avaliação de habilidades adaptativas, ligadas às atividades de vida diária.

O termo autismo adulto se refere aos diagnósticos doTranstorno do Espectro Autista  (TEA) feitos na vida adulta.

Muito se fala sobre a importância de realizar esse diagnóstico nos primeiros anos de vida.

Método ABA

ABA é uma sigla que vem da língua inglesa que significa Applied Behavior Analysis, ou, em português, análise do comportamento aplicada. O método é a forma de intervenção mais bem-sucedida para crianças com algum desenvolvimento atípico, por isso é indicado àquelas com transtorno do espectro autista.

De fato, graças aos estudos sobre autismo desenvolvidos ao longo dos anos e a crescente consciência sobre essa condição, profissionais conseguem identificar o TEA mais facilmente na infância.

Mas, ainda assim, muitas pessoas só descobrem que estão no espectro autista muitos anos depois.

Este diagnóstico costuma levar alívio aos adultos que, a partir de então, conseguem explicar e entender alguns de seus comportamentos.

Além disso, podem fazer adaptações no seu cotidiano para torná-lo mais confortável.

A partir desses questionamentos, o método ABA busca trabalhar o impacto da condição autista em situações reais. O objetivo, então, é fazer os comportamentos desejáveis e úteis serem ampliados e diminuir aqueles que são prejudiciais ou que estão afetando negativamente o processo de aprendizagem. Visa trabalhar os comportamentos socialmente relevantes para a vida das pessoas.

Mulher profissional

Orientação e Teste Vocacional

A orientação vocacional é uma ferramenta utilizada na hora de escolher uma profissão para seguir, conciliando um trabalho que você goste de fazer com algo que seja financeiramente rentável.  A orientação profissional é um trabalho aprofundado, realizado através de consultas psicológicas, onde, será taçado um caminho, que irá te ajudar a desenvolver o autoconhecimento.O teste vocacional é usado na orientação profissional, um instrumento que ajuda as pessoas, especialmente estudantes do ensino médio a compreender qual rumo profissional seguir. Baseadas em perguntas objetivas, a avaliação vai traçar um rumo, delineando suas características e habilidades mais fortes, definindo possíveis áreas do conhecimentos em que você pode atuar, diminuindo assim, as chances de uma frustação profissional acontecer.

images (2).jpeg

Psicoterapia de Casal

A terapia de casal pode ser considerada uma forma de acolhimento, num ambiente neutro, onde o casal pode expor suas questões, desabafar e construir saídas para as dificuldades e impasses. Aquelas longas conversas, que comumente acabam em brigas e acusações, são facilitadas através da psicoterapia. O psicólogo, então, passa a fazer o papel de mediador, e de forma cuidadosa, elabora questionamentos e induz à reflexão, permitindo que o casal saia da zona de conflito e parta para a busca de soluções. O objetivo da terapia de casal é, depois de identificar esses padrões de pensamento e comportamento, ajudar os pacientes (casal) a reestruturar suas cognições e construir novas estratégias para lidar com os conflitos na relação. De todo modo, a terapia de casal é uma oportunidade de perceber que, diferente do que se pensa, nem sempre há falta de comunicação, mas um jeito equivocado de se comunicar.

Início: Nossos serviços
IMG_20240119_133109.jpg

horário de funcionamento

Espaço Saúde Consciente

Segunda à sábado: 09:00 às 19:00 h
(Verificar disponibilidade de agenda).

Localização:
Av. Nossa Senhora de Fátima, 704 - sala 10

Agenor de Campos - Mongaguá - São Paulo



Início: Horário de funcionamento
Início: Imagem
FB_IMG_1651701969284.jpg

Thiago Sabino Leite

Psicólogo e Neuropsicopedagogo

​Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria

CRP SP - 148999

Mais de 1000 atendimentos clínicos.
Mais de 5 anos de experiência clínica



FORMAÇÕES ACADÊMICAS, HABILIDADES E REALIZAÇÕES.

> Bacharel em Psicologia - Universidade Anhanguera (2018)

> Pós-graduando em Neurociência, Comportamento e Psicopatologia (Especialista) - PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - (Cursando). 

> Pós-graduando em Neuropsicofarmacologia (Especialista) - FAMESP - Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo - (Cursando).

> Extensão universitária em Neurociência do Desenvolvimento - PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2023).

> Pós-graduado em Psicologia Clínica  (Especialista) - FI - Faculdade Iguaçu (2023).

> Pós-graduado em Saúde Mental e Psiquiatria  (Especialista) - FI - Faculdade Iguaçu - (2023).

> Pós-graduado em Neuropsicopedagogia Clínica em Institucional (Especialista) - FAMESP - Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo - (2022).

> Pós-graduado em ABA - Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (Especialista) - FACULESTE - (2023).

> Pós-graduado em Psicologia Forense e Jurídica (Especialista) - FACULESTE - (2023).

> Pós-graduado em Sexologia (Especialista) - FI - Faculdade Iguaçu - (2022).

> Master in Bussines Adminitration - MBA em Saúde (Especialista) - UNIMAIS (2021).

> Pós-graduado em Psicologia da Saúde (Especialista) - FAVED - (2021).

> Curso de Qualificação e Habilitação Profissional - Psicopatologia na Infância e Adolescência - Artmed 360 - (2023).

> Curso de Qualificação em Habilitação Profissional - Análise do Comportamento Aplicada ABA - IDEA Instituto de Desenvolvimento e aprendizagem - (2023).

> Curso de Qualificação e Habilitação Profissional - Terapia de Casal - Pensar Cursos - (2021).

> Curso de Qualificação e Habilitação Profissional -  Neuropedagogia - UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - (2022).

> Curso de Qualificação e Habilitação Profissional - Sáude Mental -ELLOCURSOS - (2020) .

> Curso de Qualificação e Habilitação Profissional - Psicologia Clínica - ELLOCURSOS - (2020).

______________________________________


OBRAS PUBLICADAS 


> Transtornos do Neurodesenvolvimento.

> Transtornos do Desejo Sexual Hiperativo e Hipoativo.

> Amnésia Dissociativa.

> Síndrome de Burnout - O ambiente laboral, a exaustão psíquica e a saúde ocupacional.

> Cuidados Paliativos - A importância da psicologia hospitalar na tríade dos cuidados terminais.

> Transtorno Afetivo Bipolar e as transposições da teoria psicanalítica.



______________________________________

Aceitamos para pagamento de consultas: 

> Transferência PIX

> Cartão de crédito (Via link - Mercado Pago)


Início: Currículo
Início: Bem-vindo
bottom of page